A tartaruga de orelhas vermelhas é uma tartaruga terrestre comumente tida como animal de estimação. Também chamada de “tartaruga florida”, em homenagem as curiosas manchas vermelhas que tem em ambos os lados do pescoço.
No entanto, este anfíbio é um animal muito delicado, e sua vida em cativeiro tende a ser difícil e curta, se você não tiver cuidado com o habitat dela.
Esta espécie de tartaruga é pequena, mas pode chegar a 20 centímetros de comprimento, sendo, principalmente, um animal diurno que passa muito tempo na água.
Uma vez atingida a maturidade, as manchas de ambos os lados de sua cabeça desaparecem.
Com este tipo de tartaruga, você deve dar atenção especial e redobrar os cuidados para com os olhos, pois estes tendem a inchar, mesmo se elas viverem em um ambiente limpo.
O espaço ideal para as tartarugas viverem deve garantir que elas possam desfrutar de uma boa qualidade de vida. Normalmente, sugere-se levá-las a um espaço amplo, onde tenha água suficiente para que a tartaruga possa mergulhar e nadar.
Algo a que se deve estar atento para com os répteis é a temperatura da água, e também a temperatura do tanque. Lembre-se de que se a água estiver muito quente, será tão ruim quanto se estivesse muito fria.
Portanto, você deve monitorar a temperatura da água para que não exceda os 25 °C e para que nunca caia abaixo dos 18 °C. Caso contrário, a tartaruga poderá ficar doente.
Algo que se deve fazer com frequência é a troca da água do tanque, você também deve incluir nele um filtro, para evitar o acúmulo de bactérias. A qualidade e o cuidado para com a água são essenciais para a saúde do seu animal de estimação.
É aconselhável que o tanque esteja em um lugar ensolarado, assim, a tartaruga pode regular sua temperatura corporal e evitar fungos de ambientes muito úmidos.