builderall

Ring Necks

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

O ring neck (Psittacula Krameri), também conhecido na versão em português como periquito-de colar, periquito-de-colar-rosa, periquito-rabo-de-junco, é uma espécie de família amplamente distribuída na Ásia, África e Europa.  É a única ave da família dos papagaios e periquitos que estão livres na Europa.
A princípio, o que distingue o ring neck de outras espécies é a sua característica específica de ter um colar ao redor da cabeça, ou uma faixa bastante evidente que atravessa a área do queixo dos machos.
Por causa de sua criação doméstica, as cores deste pássaro podem variar, de acordo com a sua mutação, entre branco, azul, amarelo, cinza, creme, e a cor original, que é verde.
A cauda é longa e fina. O bico é grande e vermelho, em forma de gancho. O macho tem um anel preto e rosa no pescoço que surge somente aos seus dois anos, apontando a sua maturidade sexual.
A diferença entre os machos e as fêmeas se dá, aproximadamente, após a segunda ou terceira troca de penas, ou seja, do segundo para o terceiro ano de vida.
São pássaros extremamente resistentes, chegam a atingir até 30 anos de vida, e excelentes reprodutores. São pais dedicados e confiáveis, portanto criam seus filhotes sem problemas.
Com 40 centímetros de comprimento e peso que varia entre 100 a 250 gramas, o periquito se torna dócil, se criado com cuidado e paciência.
Chega a aprender algumas palavras e comer na mão do criador quando ganha confiança.
Contudo, se o pássaro for criado em lugares com muita circulação de pessoas ou barulho, tende-se a ficar agitado, o que geralmente é indesejado num animal criado para contemplação.


REPRODUÇÃO

 
O período de reprodução dos periquitos-de-colar acontece entre julho e janeiro, no final do inverno.
Os machos intensificam as exibições para as fêmeas, cantando e dançando, além de passar a alimentá-la com mais frequência.
A fêmea, por sua vez, responde numa atitude de receptividade e aceitação, abaixando-se ou inclinando-se um pouco, contraindo os olhos e produzindo um som semelhante a um “gemido”.
Todo este ritual aponta que o casal está realmente acasalado.
Contrariando outros periquitos, o ring neck não forma vínculos vitalícios entre o casal, facilitando a sua criação.
Se o acasalamento for feito em um viveiro coletivo, recomenda-se que coloque muitos ninhos a disposição, mais que o número de casais no viveiro.
Então, os pássaros escolherão os ninhos que mais lhe agradarão.
Uma vez que o ninho tenha sido escolhido, a fêmea irá botar de 2 a 6 ovos. O tempo de incubação é de 22 a 24 dias e os filhotes começarão a sair do ninho com cerca de seis a sete semanas após o nascimento.

ALIMENTAÇÃO

Na natureza, o ring neck se alimenta de uma grande diversidade de sementes, bagas, frutas, flores e néctar.
Contudo, em cativeiro você pode alimentá-los com mistura de sementes, como alpiste, painço, senha, girassol (sem exagero), linhaça, castanhas, pinhão, milho verde etc.
Além disso, frutas, legumes e verduras como goiaba, maçã (retirar as sementes), cenoura, pimentão, jiló, beterraba, almeirão, repolho são bem-vindos.
 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY