PAPAGAIO DO CONGO
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
O papagaio-do-congo tem o nome científico de Psittacus Erithacus e também é conhecido como papagaio-Cinzento. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Grey parrot ou African grey parrot. Ele é originário da África e se bem cuidado poderá viver em torno de 50 anos. Há, no entanto, alguns indivíduos que vivem por muito mais tempo, alguns até mesmo chegando aos incríveis 75 anos!
Ele mede cerca de 32 centímetros do bico à cauda. É considerado um grande pássaro e, como tal, deve ter a disposição um espaço adequado para que possa viver bem e com saúde. Como seu outro nome deixa claro, ele ostenta as penas principalmente na cor cinza. Alguns indivíduos possuem uma bela linha fina e branca. Eles possuem bicos pretos e penas da cauda vermelhas e brilhantes. Conheça mais algumas espécies de papagaios.
Eles são aves extremamente inteligentes, um fato que se torna evidente ao observar seu comportamento. Muitos filhotes de papagaio-do-congo e se tornam extremamente dóceis e afetuosos com seus donos. A espécie é conhecida por ser bastante sociável, porém, um papagaio-do-congo entediado ou negligenciado muitas vezes não é um pássaro feliz. Saiba que ele não hesitará em expor as suas queixas quando for dada uma oportunidade.
REPRODUÇÃO
Posturas de 2 a 3 ovos, que são chocados pela fêmea, com período de incubação de aproximadamente 27 dias. O viveiro, quanto maior melhor, porém necessita de um tamanho em torno de 3 metros de comprimento, por 1 metro de altura e 1 metro de largura.
Estes papagaios não são os mais fáceis de criar. Um fato importante é a tranquilidade, mas o casal deve ter um bom relacionamento para procriarem.
A caixa doe ninho deve ter uma área média de 30 a 40 centímetros quadrados aproximadamente e uma altura de cerca de 70 centímetros. O buraco de entrada deve ter em torno de 12 centímetros de diâmetro. Deve ser colocadas serragem, ou galhos e ou pedaços de madeira apodrecida que as aves possam quebrar e utilizar como material de construção do ninho.Durante a época de criação, podem tornar-se temporariamente agressivas em relação ao seu criador/tratador.
ALIMENTAÇÃO
A sua alimentação é semelhante a da maioria das espécies de aves exóticas de bico curvo. Uma alimentação composta de verduras, legumes e frutas frescas, complementados com uma ração de qualidade, é o ideal. Muitos animais também irão adorar uma variedade de petiscos e pequenos deleites, tais como sementes, nozes, ovos e pequenos pedaços de queijo.
Quantidades adequadas de exercício são fundamentais para a boa saúde de um papagaio-do-congo de estimação. Eles devem ter no mínimo de 1 a 2 horas fora de sua gaiola diariamente. Desta forma conseguem brincar, esticar as asas e se exercitar. Eles também precisam de uma abundância de brinquedos para aves, para que possam mastigar, facilitando assim o exercício das suas mandíbulas poderosas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY