builderall

Lóris

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

Quem vê um Lóris pela primeira vez se espanta com a beleza exótica que essa ave apresenta. Suas cores vivas e diversas podem até fazer com que pense que sua origem é brasileira, afinal lembram as araras, porém ele é oriundo de países como Austrália, Indonésia e Nova Guiné. 

Na natureza o Lóris possui algumas variações que o separa em diferentes espécies, algumas deles são conhecidas como Lóris Amor-Amor, Lóris Arco-íris, Kóris Bailarino, Lórias Borneo, Lóris Castanho e Lórias Dusky. Elas se diferenciam entre si principalmente pela coloração das penas. 

Esse pássaro pode ser considerado exótico em diferentes sentidos que vão desde sua origem, até sua aparência e seus costumes. Possuem uma característica que lembra a dos beija-flores: uma língua comprida que o permite se alimentar do néctar das flores, apenas um dos itens que estão inclusos na sua alimentação. 

Na natureza costumam andar sempre em bando, são confiantes e possuem alta energia. É difícil encontrar essa ave parada em cima de uma galho, ela estará sempre se movimentando, nem que seja apenas para a própria diversão. Em cativeiros são animais dóceis, carinhosos e muito divertidos, considerados uma ótima companhia. 

Todas essas características tornam o Lóris um animal de estimação muito procurado em alguns países da Europa e até nos Estados Unidos. No Brasil ainda não é muito conhecido. O comércio da ave pode acabar colocando ela em risco.

REPRODUÇÃO

Muitas pessoas pensam ser uma boa alternativa manter uma alimentação para o Lóris baseada apenas em rações e sementes, afinal isso faz com que as fezes fiquem mais consistentes. Porém isso pode afetar negativamente a saúde do animal que ficará sem vitaminas específicas. Manter uma variedade no cardápio é essencial. 

O Loris Dusky gosta de pólen, néctar, frutas, flores e insetos. A alimentação no cativeiro deve conter uma papa de frutas bem líquida e adoçada com açúcar refinado ou frutose (que é mais cara, mas é bem melhor), incluindo também nessa papa um complexo vitamínico e mineral completo.

O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene.

ALIMENTAÇÃO

O período reprodutivo demora um pouco para ser iniciado. No caso das fêmeas o início é aos dois anos de idade, já no dos machos é aos três anos. Quando ambos estão perto dos 30 anos encerram sua vida fértil. 

Costumam colocar dois ovos a cada postura. A encubação demora cerca de 25 dias. Os ninhos são feitos em locais protegidos, caixinhas de madeiras em tamanhos específicos podem ser ideais para o ambiente de gaiola.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY