builderall

ARARAJUBA

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

A Ararajuba possui um porte semelhante ao de um papagaio e menor do que suas irmãs Araras. Sua plumagem é amarela ouro com algumas partes em verde bandeira. Essa exuberância nas cores a fez ser indicada para concorrer o titulo de ave do Brasil. O bico é preto e curvado, como as demais aves dessa família.
Encontrada em apenas alguns locais específicos do Brasil, como partes do Maranhão, do Pará ou do Amazonas. A Ararajuba pode ser conhecida por diferentes nomes como guaruba, tanajuba, marajuba e guamba. Todos são de origem indígena e fazem alusão a aparência do animal. 
Devido ao desmatamento da área florestal que as Ararajubas costumavam viver o número de exemplares vivos na natureza começou a diminuir drasticamente. Outro ponto que contribuiu para que a espécie entrasse em risco de extinção foi o mercado negro que passou a apreender e comercializar ilegalmente exemplares do pássaro que chama atenção pela sua beleza e temperamento. 
Se você deseja ter uma Ararajuba em casa precisará ter certeza de que o animal é de origem legal e possuir uma autorização do IBAMA. 

 
Características
Ararajubas são aves consideradas muito sociáveis por interagirem intensamente com aqueles que conhece. São sempre mansas, diferentemente das outras araras e papagaios que podem estranhar os donos se não forem estimuladas diariamente. Como todas as Araras e Papagaios, vivem em bando e assim devem continuar mesmo em cativeiro. Sem companhia e atenção podem adoecer e até mesmo se machucar. As Ararajubas também são monogâmicas e ficam com o mesmo parceiro a vida toda, embora muitas vezes demorem para encontrar o ideal.
Na natureza essas aves costumam se alimentar de sementes, frutas e flores que estão caídas pelo chão. O bando que geralmente possui cerca de 40 aves trabalha de forma cooperativa: enquanto uma parte está procurando por alimentos a outra se encontra no topo das árvores fazendo o trabalho de vigilância e proteção, evitando que predadores ataquem.

REPRODUÇÃO

Ararajubas precisam de viveiros bem espaçosos, de preferência com plantas e poleiros para que possam voar e se movimentar livremente.
​Reprodução

As Ararajubas costumam ser monogâmicas, ou seja, permanecem com o mesmo parceiro por toda a vida. Costumam colocar de 3 a 4 ovos por postura. A incubação dura em torno de 30 dias. Os ninhos ficam em árvores altas e em locais bem escondidos, como troncos ocos. 

Dentro do cativeiro esse ambiente deve ser imitado para que os animais se sintam à vontade na hora da reprodução e da criação dos filhotes. 

ALIMENTAÇÃO

Sementes e frutos. Na natureza seu alimento predileto é o coco do açaí.
Na natureza, alimentam-se de frutas, sementes, castanhas e partes de flores. Em cativeiro, recomenda-se servir ração comercial específica, sementes, frutas e vegetais.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY