Arara-Vermelha-Grande
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
A arara-vermelha-grande é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.
É conhecida também como arara-verde e arara-vermelha.
Não é considerada como sendo ameaçada embora tenha desaparecido de lugares onde antes era comum. Foi localmente extinta de lugares que ocorria antigamente, como no Espírito Santo, boa parte da Bahia e possivelmente o norte do Rio de Janeiro.
Seu nome científico significa: do (tupi) ara = nome indígena tupi para designar várias espécies de papagaios; e do (grego) khlöros = amarelo, verde; e pteros, pteron = asa; chloropterus = asa amarela ou asa verde. ⇒ Papagaio com asa verde.
Mede cerca de 90cm. de comprimento e pesa 1,5kg. De coloração vermelha parecida com a araracanga, da qual se diferencia pelo vermelho mais escuro, face decorada por linhas delgadas de penas vermelhas, e especialmente, pelo verde na parte média das asas que continua até a parte de trás, asas com extremos azuis, rabadilha e ponta do rabo azul.
REPRODUÇÃO
Nidifica em pequenas grutas em penhascos e outras áreas escarpadas e, na falta destes, em ocos de árvores. Bota 2 ou 3 ovos. Em um estudo com 25 filhotes, 10 (40%) sobreviveram e deixaram o ninho, 9 (36%) morreram de aparente mal-nutrição e 6 (24%) foram mortos por predadores naturais.
ALIMENTAÇÃO
Consome frutos como cinamomo, amêndoa, manga, jequitibá, figo, capixingui, canjarana, farinha-seca, canafístula, guarita, amendoim-bravo, jerivá, coco-de-espinho, pera, manga, laranja, maçã, ameixas, banana e mamão. Flores, brotos novos de folhagens, além de verduras e legumes como couve, pepino, milho verde, cenoura e também nozes, amendoins, sementes de trigo, aveias e sementes brotadas estão em seu cardápio.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY