builderall

Arara-Canindé

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.
Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos.
Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas. Em Trinidad foi realizado um processo de reintrodução bem sucedido.
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (tupi) ara = nome indígena tupi para designar várias espécies de papagaio; e do (tupi) ara = papagaio; e una = preto, escuro. ⇒ Papagaio escuro.
Características
Mede cerca de 80 centímetros de comprimento. Grande e de cauda longa. Inconfundível e vistosa coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Os jovens têm as asas e o rabo café-acinzentado e os olhos pardos.

REPRODUÇÃO

A espécie é monógama, permanecendo unidos por toda a vida. Uma vez juntos o casal não se separa.
Identificação: Os machos e as fêmeas quase não apresentam dimorfismo sexual. Os machos normalmente são mais robustos, principalmente no bico, com a cabeça mais quadrada. A cauda também é maior.
Os ovos são redondos com a incubação ao redor de 30 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 15 semanas de idade.
As longas penas das caudas das Araras chegam a medir mais de um metro e servem ainda para assinalar seu ninho. Com efeitos, seus ninhos são feitos de preferência em ocos no alto do tronco de palmeiras. Mas como a ave só escava o suficiente para abrigar seu corpo, a longa cauda fica pendente, denunciando-a.

ALIMENTAÇÃO

Em razão da escassez de alimentação, ela migra em determinadas épocas do ano, sendo capaz de se deslocar por distâncias grandes durante o dia, entre as regiões de alimentação e as de descanso. Basicamente se alimenta de frutas, sementes e nozes.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY