Sabiá Laranjeira
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Medem cerca de 25 cm.
Em média, a espécie pode viver em até 30 anos.
A coloração de suas costas é cinza-escuro, peito esbranquiçado, gola raiada de tons preto e branco e abdome vermelho alaranjado que pode mudar de tom conforme a região, a do nordeste brasileiro é bem mais claro, bem mais amarelado.
Não há disformismo sexual, a fêmea é exatamente igual ao macho, não se consegue separar um do outro, facilmente.
É um pássaro territorialista, e demarca uma área geográfica quando está em processo de reprodução e não aceita a presença de outras aves da espécie, a fêmea também é muito valente. Ao iniciarem-se as chuvas ao final do mês de agosto, cantam muito para estimular suas fêmeas e fixarem sua morada, notadamente ao amanhecer e ao entardecer.
REPRODUÇÃO
Na natureza, procria entre os meses de setembro e janeiro.
Preferem as beiradas de matas, pomares, capoeiras, beiras de serras e estradas, praças e quintais, sempre por perto de água abundante.
Se forem pássaros mansos e acomodados, especialmente a fêmea, reproduzem com muita facilidade também em ambientes domésticos, assim facilitando a preservação dos dialetos de canto de mais qualidade, esse é o principal estímulo.
O ninho é geralmente feito em forquilhas de árvores de porte médio. É construído basicamente de gravetos e folhas finas, podendo ser reforçado com barro.
Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que levam cerca de 3 semanas para abandonar o ninho.
O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar e sai do ninho também aos treze dias de idade e pode ser separado da mãe com 35 dias.
ALIMENTAÇÃO
Sua nutrição se compõe basicamente de insetos, larvas, minhocas e frutas maduras, incluindo frutas cultivadas como o mamão, a laranja e o abacate. Come coquinhos de várias espécies de palmeiras e de espécies introduzidas, como o dendê. Cospe os caroços após cerca de 1 hora, contribuindo assim para a dispersão dessas palmeiras, comportamento apresentado também por outros sabiás. Ração de cachorro também atrai esta espécie, podendo servir de alimento em cidades grandes com menor disponibilidade de alimentos naturais. Aprecia os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY