builderall

Manon

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

O manon (Lonchura striata domestica) é um pequeno pássaro doméstico popular da ordem Passerinforme, membro da subfamília Estrildinae. Este pássaro é originário da China. Possui aproximadamente 11 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do preto ao branco, passando pelo marrom e canela. Existem de cores puras (como canela, preto, albino), de penas frisadas, e arlequim, que é branco com marcações pretas. As cores também podem se misturar, formando até mesmo pássaros tricolores.
O manon não apresenta diferenças entre macho e fêmea, a não ser pelo canto discreto que possui o macho.
Costumam cuidar muito bem de seus filhotes. Não rejeitam ovos nem filhotes quando há interferências externas, como quando o criador abre seu ninho (que geralmente é uma caixa de madeira com uma tampa em cima).
Essa característica os torna muito importantes para a criação de outras aves que não se reproduzem com facilidade em cativeiro, em especial o diamante-de-gould. Os casais de manons são usados como amas-secas para chocar os ovos e cuidar dos filhotes de outras espécies.

REPRODUÇÃO

Os pássaros Manons botam até 8 ovos por ninhada. Após juntar o casal, eles irão demorar de 5 a 7 dias para acasalarem e já começarão a botar os ovos. A incubação dura até 18 dias e o macho ajudará a fêmea a chocar. Com 45 dias, em média, os filhotes já estarão comendo sozinhos e poderão ser separados dos pais. Você pode utilizar o mesmo ninho que é usado na reprodução dos Periquitos Australianos, deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para ser usado na confecção do ninho. Os filhotes são muito resistentes e os Manons acasalam o ano inteiro, mas, deve-se deixar um período de pelo menos 3 meses do ano sem que eles choquem, para que possam descansar.

ALIMENTAÇÃO

A principal alimentação do Manon, são todas as espécies de sementes, como o alpiste. Pode-se dar couve, almeirão, escarola, jiló e pepino, exceto alface.
Durante a muda das penas, pode ser oferecida a farinhada, duas vezes por semana. No início do período reprodutivo, a farinhada também é muito importante e nessa epóca, pode ser oferecida diariamente, só não pode permanecer na gaiola, pois azeda, por isso, deve ser retirada ao final de cada dia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY