builderall

Calafate

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

Possuem diversas variações de cores e penas sedosas. São ativos e curiosos e na natureza vivem em bandos. Sua coloração original é a cabeça preta e branca, com o restante do corpo em dois tons de cinza. Com os cruzamentos selecionados encontramos uma grande variedade de cores, incluindo pássaros inteiramente brancos.
Tamanho: Podem chegar a 15 cm.
Estas aves adaptam-se perfeitamente à vida num aviário misto. É possível adquirir casais destas aves, mas é aconselhável juntá-las em pequenos grupos.
Desde que exista espaço suficiente para todas as aves, não deve haver problemas. De um modo geral, não importunam outras espécies.

REPRODUÇÃO

A identificação sexual pode ser feita pelo canto do macho, já que a fêmea não canta, é esta a forma mais segura para a distinção dos sexos, existe também o dimorfismo sexual, no macho adulto o bico ocupa uma área maior na face e tem o anel em volta dos olhos mais vermelho, mas este tipo de identificação requer um pouco de experiência com a espécie
Início de março até final de outubro. Botam de 4 a 10 ovos que eclodem após 14 a 18 dias. Os filhotes são separados dos pais aos 40 dias, quando se inicia uma. Os calafates são grandes criadores, cuidam dos filhotes como poucos pássaros e reproduzem com muita facilidade. São pássaros que não devem ser misturados com outras espécies, por serem muito agressivos, mas podem ser criados em colônias sem problemas. Para que façam o ninho deve-se fornecer farto material, como grama japonesa, sisal, grama preta ou capim barba de bode que é o preferido deles.

ALIMENTAÇÃO

Como são aves granívoras (alimentam-se de grãos), sua dieta consiste de sementes, e rações industriais específicas para aves.
- Mistura de sementes trocadas diariamente: deve ser apropriada às necessidades da ave.
- Verduras 2x/semana bem lavadas colocadas de manhã e retiradas ao final do dia (couve, chicória, almeirão).
- Legumes 2x/semana bem lavados colocados de manhã, e retirados ao final do dia (pepino e jiló);
- Complexos vitamínicos na água de beber: interessante seguir as orientações de um veterinário.
- Areia lavada para consumo à vontade: auxilia na digestão da ave.
- Farinhada específica em pequenas porções diariamente: complementam a alimentação do pássaro.
- Água deve ser filtrada e trocada diariamente (não é indicado utilizar água com cloro).
- Pedra de cálcio ou osso de siba: favorecem o desgaste do bico e fornecem minerais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY