builderall

Urso Panda

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

São animais mamíferos solitários, originários da Ásia. Originalmente, o panda habitava toda a região sul e leste da China, porém, devido aos fatores, como a destruição do habitat, essa espécie ficou reduzida a pequenas áreas. A seguir, falaremos a respeito desse gracioso animal, considerado um dos mais populares do mundo.
Os ursos pandas são animais que apresentam um padrão de pelagem bastante característico, sendo esses reconhecidos facilmente a partir de seus pelos brancos e manchas negras ao redor dos olhos, orelhas, membros e ombros. Esses animais pesam entre 75 e 160 quilos e podem atingir mais de 1,20 m de altura. Apesar de seu tamanho, podem ser predados por outros animais, como leopardos.
Esses animais, apesar de fazerem parte da ordem Carnívora, apresentam uma dieta baseada na ingestão de bambu. Os pandas devem ingerir esse alimento em grande quantidade para terem suas necessidades nutricionais atendidas. Vale destacar que o sistema digestório do panda apresenta uma eficiência digestiva baixa, portanto, a estratégia de alimentação desse animal é baseada na grande ingestão de alimento.
Os ursos pandas apresentam pouco gasto de energia, sendo esse gasto comparável ao de uma preguiça. Entre as adaptações encontradas para evitar a perda de energia, destacam-se a pelagem espessa, que conserva o calor do corpo, e os órgãos que são menores do que esperado.

REPRODUÇÃO

Os ursos pandas são, geralmente, encontrados sozinhos, reunindo-se apenas no período reprodutivo. As fêmeas entram no cio na primavera e ficam receptivas por cerca de um a três dias. É na primavera também que os machos estão interessados na cópula, não apresentando interesse sexual no verão ou outono. Podemos perceber, portanto, que a estação reprodutiva desses animais é curta.
A gestação desse animal é longa. Em média, os pandas possuem um período de gestação compreendido entre 95 a 160 dias. Geralmente, a fêmea dá a luz a apenas um filhote, o qual é dependente da mãe durante os primeiros meses de vida. O desmame ocorre entre 8 e 9 meses e o filhote geralmente abandona a mãe com cerca de 18 meses, normalmente, quando a mãe inicia uma nova gestação.

ALIMENTAÇÃO

O urso panda pertence à ordem Carnivora, no entanto, a maior parte de sua alimentação é de origem vegetal. Assim, seu organismo não permite uma digestão eficiente de seu principal alimento, o bambu, que é pobre em nutrientes e rico em fibras. Diante disso, o urso panda precisa consumir grandes quantidades dele, entre 12 kg e 38 kg por dia. Além disso, ele seleciona as partes mais nutritivas dessa planta, de acordo com as diferentes estações.
O panda alimenta-se de 30 espécies de bambu e também ingere alimentos de origem animal, como insetos, ovos e pequenos roedores. No entanto, a quantidade ingerida desse tipo de alimento é muito pequena e corresponde a 1% de sua alimentação.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY