Pangolim
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
O pangolim é um mamífero que vive na Ásia e África. Possui corpo recoberto de escamas bastante características, sendo frequentemente chamado de “tamanduá escamoso”. Essa denominação também se deve ao fato de que esses animais se alimentam, principalmente, de cupins e formigas, os quais ele captura com uma língua longa e pegajosa.
Pangolim é a denominação utilizada para se referir a oito espécies diferentes. De maneira geral, essas espécies variam de 1,6 kg até 33 kg, e sua coloração vai do castanho amarelado até o marrom-escuro. Todas as oito espécies são protegidas por leis nos locais onde são encontradas.
Como dito, esses animais apresentam corpo recoberto por escamas, as quais são feitas de queratina. Essas escamas, que estão sobrepostas sobre o corpo do animal, crescem durante toda a sua vida, sendo importante destacar que, assim que o animal nasce, as escamas são flexíveis e possuem coloração mais clara. A parte inferior do pangolim não apresenta escamas.
Esses animais possuem cabeça cônica, língua muito longa e pegajosa, que ajuda na captura de suas presas, e não apresentam dentes. Sua visão não é muito desenvolvida – esse animal é frequentemente guiado pelo seu ótimo olfato.
REPRODUÇÃO
Os pangolins são solitários, reunidos quase exclusivamente para acasalar. Há dimorfismo sexual neles, os machos são maiores que as fêmeas, pesando até 40% a mais. A estação de acasalamento não está bem definida, embora seja geralmente durante o verão ou o outono.
Os órgãos sexuais do pangolim masculino são os testículos, onde são produzidos esperma, vesícula seminal e pênis, localizados internamente e eretos apenas no ato copulativo. A fêmea tem um útero, vagina e ovários, onde as células sexuais femininas (óvulos) se originam.
A maturidade sexual é alcançada por volta dos dois anos de idade. Durante o acoplamento, o macho insere o pênis na vagina da fêmea, produzindo fertilização internamente. A gestação pode durar entre 160 e 200 dias.
As espécies que vivem na África geralmente têm um bebê por gestação, enquanto os asiáticos podem ter entre um e três filhotes em cada nascimento. No nascimento, o pangolim mede cerca de 150 milímetros, pesando entre 80 e 450 gramas. Suas escamas são macias, endurecendo 2 ou 3 dias após o nascimento.
ALIMENTAÇÃO
A dieta do pangolim é baseada quase exclusivamente em insetos, principalmente formigas e cupins. Também geralmente consome alguns insetos e larvas de corpo mole. Sua ingestão diária é geralmente entre 130 e 210 gramas.
O olfato desenvolvido ajuda a encontrar a presa. Por não terem dentes, o pangolim usa as garras fortes das pernas da frente para quebrar os montes de formigueiros ou cupins, explorando-os com sua língua comprida e pegajosa.
Espécies de árvores, como o pangolim, usam sua cauda forte para pendurar nos galhos, podendo assim arrancar a casca do tronco e obter acesso a ninhos de insetos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY