builderall

CAPIVARA

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) são mamíferos herbívoros que se destacam por levarem o título de maior roedor do mundo. Esses animais apresentam um corpo robusto e musculoso coberto por pelos marrom-escuros e podem atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg.
As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.
Esses animais vivem em grupos que variam de tamanho e apresentam organização social. A quantidade de capivaras nos grupos varia de 2 a 30 animais, apresentando um macho dominante. Além do macho dominante, observa-se a presença de várias fêmeas e de indivíduos mais jovens.


REPRODUÇÃO

As capivaras podem se reproduzir o ano todo, porém a concentração de fêmeas prenhas (grávidas) é maior nas estações chuvosas. Perto da época de dar a luz, a dócil mamãe procura um local isolado e ali constrói o ninho a partir de capins e folhas secas. A toca abriga os filhotes, geralmente, até o quarto mês de vida, fase em que os pequenos deixam de mamar.
A mamãe capivara cuida da cria com bastante cuidado e prefere a distância dos machos que costumam ficar agressivos com os recém-nascidos e podem até matá-los.
A capivara começou a ser explorada no Brasil nos últimos anos, visto sua facilidade de reprodução em cativeiro e alta prolificidade. Tais animais vivem em grupos com um macho dominante, várias fêmeas, indivíduos jovens e sub-adultos. Os machos possuem os testículos localizados subcutaneamente na região inguinal, um dos menores índices gonadossomáticos já registrados em um roedor e uma grande proporção volumétrica de células de Leydig, em comparação a outros animais. As fêmeas chegam à puberdade entre o 10o e 12o mês de idade, a duração do ciclo estral é de 7,5 + 1,2 dias e da gestação, 145 a 150 dias. Apesar de seu grande potencial zootécnico poucas pesquisas têm sido feitas com este animal e muitas perguntas sobre a fisiologia de sua reprodução ainda não foram respondidas.

ALIMENTAÇÃO

 alimentação das capivaras que são criadas em cativeiros é feita da seguinte maneira: pode ser realização somente de capim, o camerum em especial. Porém é importante completar a alimentação com outros alimentos.
Alimentação da Capivara
As rações balanceadas fazem com que as capivaras ganhem por dias 150 g sendo que a natureza faz com que elas ganhem apenas 50 g também ao dia. A ração, e também qualquer outro alimento, tem de conter, proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, sais e minerais, de modo que favoreça o crescimento. Não
As capivaras criadas em cativeiros também aceitam frutas, raízes, cana de açúcar, milho, coquinhos, talo de bananeira, resíduos de peixe e aguapés.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY