Iguana
A iguana é um réptil que habita regiões tropicais da América. Podemos encontrar iguanas na região norte do Brasil, países da América Central e México. Vivem, principalmente, em áreas florestais.
A iguana vive, principalmente, em árvores. Possuem excelente habilidade para subir e andar em árvores.
Uma iguana vive, em média, de 10 a 13 anos.
Uma iguana adulta pode atingir 170 cm de comprimento.
Possuem uma fileira de espinhos na região das costas.
Quando são jovens, estes répteis são de coloração verde. Ao chegar a fase adulta ganham listras escuras pelo corpo.
As iguanas possuem um excelente sistema de visão, podendo enxergar objetos a grandes distâncias. Costumam se comunicar com outras iguanas através de sinais visuais.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Na natureza o período de gestação das iguanas surge de Outubro a Abril, mas em cativeiro o período é diferente e é mais entre Novembro e Janeiro. Os acoplamentos duram três semanas. O macho monta a fêmea e as vezes lhe morde o pescoço. A fêmea levanta a cauda para facilitar o acoplamento.
Deves saber que a fêmea deixará de alimentar-se ao redor de duas semanas antes do período de reprodução, pelo que é necessário cuidar da sua alimentação antes e depois do acoplamento. A água é essencial neste período. A fêmea deixará de alimentar-se, mas beberá muito mais.
Dois meses depois dos acoplamentos (se tudo correu bem), a fêmea colocará entre 10 a 80 ovos. Na natureza da fêmea, ela cava o seu buraco sobre um terreno bastante brando e húmido, os ovos são recobertos e é o meio natural que faz de incubador. Para as iguanas em cativeiro, somos nós que teremos de imitar a natureza, instalando no fundo do terrário uma fina camada de areia recoberta de turfa húmida.
Todos os ovos postos pela iguana, deverão ser colocados numa incubadora, da mesma maneira que estavam no terrário. Colocá-los numa incubadora evitará que se partam ou que sejam devorados pelo macho.
O nascimento acontece entre 50 e 100 dias depois. Os recém-nascidos ficam umas horas nos seus ovos e deverão ficar apenas um dia na incubadora. Uma vez que os incorporemos no terrário, este deve estar muito limpo e esterilizado.
REPRODUÇÃO
Desde filhotes, a alimentação prioritária das iguanas domésticas deve ser sempre de origem vegetal. Em seu habitat natural, elas comem proteínas (insetos, lesmas e pequenos roedores) e vegetais autóctones, mas esses últimos são difíceis de encontrar e devem ser substituídos por vegetais comuns. Além disso, não oferecer muitas proteínas a uma iguana vai aumentar sua expectativa de vida.
Até os dois anos de idade, você pode oferecer ao seu animal de estimação cerca de 90% de vegetais e 10% de proteínas. Depois de completar dois anos, a alimentação pode passar a ser somente vegetal.
Alimentos vegetais mais recomendados:
Alfafa; Salsa; Aipo; Melão; Pêra; Figo; Nabo; Coentro; Abobrinha; Melancia; Tomate; Maçã; Broto de feijão; Chuchu; Mamão; Morango; Rabanete; Pétalas de rosas; Pétalas de hibiscos.
ALIMENTAÇÃO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY