builderall
Camaleão

Nome dado a todos os animais pertencentes à família Chamaeleonidae, uma das mais conhecidas famílias de lagartos.
Há cerca de 80 espécies de camaleões
O nome "Camaleão" significa "leão da terra".
Os camaleões distinguem-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor, por sua língua rápida e alongada, por seus olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro, tendo alguns membros da família cauda preênsil.
A tática de fingir-se de morto também é empregada pelo camaleão, mas quando se depara com o perigo, ele faz uma representação convincente de morto, deixando-se cair de lado, com as pálpebras fechadas e as pernas duras.
Os seus olhos podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa.
Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas.
A mudança de cor tem um papel importante na comunicação durante lutas entre camaleões: as cores indicam se o oponente está assustado ou furioso.
Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar na camuflagem do animal, embora esta não seja uma ocorrência frequente, e sim ocasional.


CARACTERÍSTICAS NATURAIS

Quanto ao sistema de reprodução, a maioria é ovípara, isto é, nascem de ovos; entretanto, há espécies ovovivíparas, se desenvolvem dentro de um ovo que, por sua vez, permanecem dentro do corpo da fêmea.
No primeiro tipo, a fêmea expõe os ovos com até 6 semanas após fecundação. A depender da espécie, a eclosão das ovos pode ser dar em até 4 meses ou em até um ano. Há registro de casos em que os ovos permanecem intactos por até dois anos.
Já no segundo caso – ovovivíparos – o período gestacional chega a 07 meses. Uma membrana envolve os filhotes; a fêmea pressiona os ovos contra algum obstáculo e estes se aderem. Tão logo nasçam, saem à caça.

REPRODUÇÃO

Eles comem insetos, ou seja, são insetívoros. Na maioria, pelo menos. Há várias espécies que se alimentam de vegetais, não necessariamente apenas disso, porém.
A segunda característica mais marcante desse réptil é justamente o sistema de alimentação. Sua língua funciona como captora de alimentos.
Ela pode se estender a até 2 vezes o tamanho do próprio corpo – chega, então, a quase 1m de comprimento. Sua extremidade é provida de superfície com microglândulas pegajosas. Uma vez tangente à presa, esta não escapa.
Como complemento, a rapidez do movimento lingual em direção à presa é espetacular. A gente está falando entre 0,06 e 0,08segundos, isto é, a linguada camaleônica é mais rápida quanto um piscar de olhos.

ALIMENTAÇÃO

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY