JANDAIA AMARELA
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
A Jandaia é um pássaro nativo do Brasil. Ela é conhecida como a ave símbolo do Nordeste, principalmente do Ceará. É uma homenagem para o estado escolher a Jandaia como representante. Na antiga tradição cearense, dizia-se que "Ceará", na língua indígena, significa canto da Jandaia. Ela também já foi citada na literatura, como no romance Iracema de José de Alencar. Existem três tipos da espécie: Jandaia Amarela, Jandaia Verdadeira e Jandaia-da-testa-vermelha. As duas primeiras são mais comumente escolhidas por criadores.
A Jandaia Verdeira faz parte da família dos Psittacidae. Seu nome científico é Aratinga jandaya , que significa "periquito barulhento". Seu habitat costuma ser vegetação da caatinga, savanas com árvores, clareiras e extremidades de florestas tropicais. A ave aprecia bastante as plantações de coco verde. É encontrado em todo o território brasileiro, mas principalmente no Nordeste, desde o norte de Goiás, passando pelo Piauí até o Maranhão, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Essa espécie s ofre com a captura destinada ao comércio ilegal de animais silvestres.
A Jandaia Amarela pertence à família Psittacidae e seu nome científico, Aratinga solstitialis, significa "pássaro do verão". É também conhecido por jandaia-sol, cacaué, nandaia, nhandaia, queci-queci e quijuba. Geralmente habita savanas, florestas secas com palmeiras e às vezes em áreas inundadas. É encontrada no norte do Brasil, em toda região amazônica, de Roraima até o Pará.
A Jandaia Amarela é muito demandada para cativeiro, até por isso, é considerada uma das espécies de aves em extinção. É pouco vista os limites de sua distribuição, então é considerada escassa, embora possa ser devido às migrações sazonais não serem bem documentadas.
REPRODUÇÃO
O amadurecimento sexual acontece aos dois anos. O período de reprodução vai de agosto a janeiro, sendo o mês de setembro o principal. A reprodução em cativeiro não é difícil. Primeiramente, deve-se unir um casal num viveiro, embora possam ser criados em colônia. Compre um ninho e coloquei dentro da gaiola. Espere para ver se o macho e a fêmea são compatíveis. Assim como os humanos, pode acontecer do casal não de dar bem e não acasalarem. Se ambos forem adultos e demorarem muito para reproduzir, o problema pode estar na incompatibilidade.
Apenas a fêmea choca os ovos. Ela nunca deixa o ninho, apenas para se alimentar ou então o macho leva comida até ela. A postura é de três a quatro ovos, por ninhada. Pode ocorreu até duas posturas por ano. Eles são incubados por 23 dias até eclodirem. É i mportante variar bastante a alimentação para que os filhotes tenham um bom crescimento. Saem do ninho após 09 a 10 semanas e depois levam um bom tempo ainda sendo alimentados pelos pais.
Alguns casais são inexperientes e podem acabar matando o primeiro filhote após nascer ou não sabem como alimentá-lo. Não ache que eles são maus pais, apenas precisam aprender como nós humanos. Dê uma segunda chance para acasalarem e terem mais filhotes.
ALIMENTAÇÃO
A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene.
Além da ração própria para a espécie, é indicado dar à Jandaia Verdadeira frutas como maçã, uva e pêssego, castanhas e leguminosas, como milho verde. A Jandaia-Amarela pode se alimentar de pequenas sementes de frutas e legumes também. Ambas tem o bico adaptado para partir e triturar sementes duras.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY