Por serem naturais de ambientes em que a comida é mais escassa, os hamsters comem de tudo. Por isso mesmo, é extremamente importante ficar de olho e não descuidar do que seu bichinho está comendo. A dieta do hamster deve ser composta de ração, além de frutas, verduras e legumes.
As rações são balanceadas e devem atender às necessidades nutricionais do pet. Geralmente são compostas de grãos como milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste e semente de girassol. Rações para roedores, que contêm frutas secas em pequenas doses, como passas, banana e uva também podem ser usadas, desde que sem hormônios ou antibióticos.
Frutas, como banana, maçã, uva, pera e kiwi; verduras, como repolho, couve e brócolis; e legumes, como cenoura, abóbora e batata, também são bem-vindos, já que são importantes fontes de vitaminas e ainda possuem grande quantidade de água. Podem ser oferecidos frescos (devem ser muito bem lavados antes) ou secos, sendo esta segunda forma muito recomendada quando o hamster estiver com diarreia.
Como esses animais têm um paladar apurado, vale a pena variar a alimentação. A quantidade ideal de comida para o hamster crescer saudável é de 7 a 12 gramas por dia. E não esqueça da água, um item indispensável à saúde do animal! Ela deve ser filtrada e trocada diariamente.