builderall

Hamister Sírio

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

Apesar de serem fisicamente diferentes do hamster chinês, os animais da espécie Mesocricetus auratus possuem características muito semelhantes às de seus parentes. Originários da Síria, esses roedores são os mais comuns como animais de estimação. Na idade adulta, medem de 12 a 15 cm, pesam de 80 a 150 gramas e vivem, em média, dois anos.
Por ser muito territorialista, o hamster sírio não aceita outros animais na mesma gaiola. Caso queira tentar, é necessário criar o casal ou os bichinhos do mesmo sexo juntos em uma gaiola com muito espaço e antes de completarem oito semanas de vida. Mesmo assim, pode ser que ocorram brigas, sendo necessário, então, separá-los.
Com o crescimento dos dentes, que provoca uma constante necessidade de roer. Blocos de madeira especial são ótimos para essa função, assim como outros produtos desenvolvidos especificamente para este fim.

REPRODUÇÃO


Em condições saudáveis, possuem certa facilidade de reprodução. Aptos a se reproduzirem com aproximadamente 5 semanas de vida, o ideal é que a cópula aconteça entre os 4 e 10 meses de vida, para não prejudicar o desenvolvimento do filhote e evitar complicações no parto. Após o primeiro parto, é necessário esperar 3 meses para iniciar uma nova procriação.
Os machos permanecem férteis por toda a vida. Uma fêmea de hamster sírio entra no cio em média a cada 4 dias. Antes de entrar no cio geralmente ela exala um cheiro forte semelhante ao almíscar, percebido com mais intensidade no verão. Em seguida ela começará a excretar uma secreção branca pela vagina. Se ela não acasalar, 3 dias após o termino da excreção iniciará um novo cio. Uma outra forma de saber se a fêmea esta no cio é coçando as suas costas em direção ao rabo. Fêmeas no cio ficam paradas, levantam o rabo e mantem o peito encostado no chão.
O período de gestação do hamster sírio é de 16 dias. Após 10 dias da fecundação a barriga da fêmea ficará mais arredondada e seus mamilos proeminentes.
O trabalho de parto dos hamsters é semelhate ao de outros mamíferos. A fêmea contrairá os músculos abdominais e se sentará nas patas traseiras para dar a luz a um filhote de cada vez. A placenta, um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhotes nascem em intervalos de aproximadamente 10 minutos e a mão deve permanecer ativa durante esse período. Por esse motivo os filhotes podem nascer em lugares diferentes da gaiola. Não se preocupe, pois a fêmea os levará para o ninho.
O ninho e os filhotes não devem ser manipulados, para evitar o estresse da mãe que poderá rejeitar o filhote e até mesmo comê-lo.
     
 

ALIMENTAÇÃO

Por serem naturais de ambientes em que a comida é mais escassa, os hamsters comem de tudo. Por isso mesmo, é extremamente importante ficar de olho e não descuidar do que seu bichinho está comendo. A dieta do hamster deve ser composta de ração, além de frutas, verduras e legumes.
As rações são balanceadas e devem atender às necessidades nutricionais do pet. Geralmente são compostas de grãos como milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste e semente de girassol. Rações para roedores, que contêm frutas secas em pequenas doses, como passas, banana e uva também podem ser usadas, desde que sem hormônios ou antibióticos.
Frutas, como banana, maçã, uva, pera e kiwi; verduras, como repolho, couve e brócolis; e legumes, como cenoura, abóbora e batata, também são bem-vindos, já que são importantes fontes de vitaminas e ainda possuem grande quantidade de água. Podem ser oferecidos frescos (devem ser muito bem lavados antes) ou secos, sendo esta segunda forma muito recomendada quando o hamster estiver com diarreia.
Como esses animais têm um paladar apurado, vale a pena variar a alimentação. A quantidade ideal de comida para o hamster crescer saudável é de 7 a 12 gramas por dia. E não esqueça da água, um item indispensável à saúde do animal! Ela deve ser filtrada e trocada diariamente.
 

 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY