Hamister Roborovski
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
O Hamster Roborovski tem origem asiática, podendo ser encontrando na China, no Cazaquistão e até na Rússia, mais concretamente. É a mais pequena espécie de hamsters e possui uma personalidade especial, assim como uma necessidade de cuidados especiais também.
Este hamster tem um tamanho excepcionalmente pequeno, medindo uns escassos 5 centímetros e pesando 20 gramas, no máximo. São de cor marrom no dorso e brancos na zona da barriga. As suas manchas brancas sobre os olhos se destacam, oferecendo um ar doce e alerta ao animal.
É um animal que se move rapidamente, conseguindo escapar das mãos de quem o apanha com facilidade.
O hamster Roborovski possui um caráter independente, nervoso e, em alguns momentos, rabugento, uma vez que é um animal noturno que não reage bem se alguém o acordar. De qualquer forma, o seu caráter também depende da sua personalidade pois existem hamsters Roborovski brincalhões e simpáticos.
REPRODUÇÃO
Não devem ser irmão nem parentes, por tanto é conveniente não comprá-los na mesma loja ou fazê-lo em uma loja séria que garanta que não estão relacionados. Procura que estejam saudáveis, que tenham boa oclusão dos dentes e observa as suas características físicas. Se algum deles tiver alguma caraterística não desejável, o outro não deve ter o mesmo defeito, ou as crias de hamster o herdarão. Também é conveniente que a mãe seja dócil, assim vai ensinar às suas crias a aceitar o contato com as pessoas.
Apesar dos hamsters serem sexualmente maduros a partir dos 30-60 dias de idade, recomenda-se aguardar até os 4 meses de idade para fazer com que tenham crias. No caso dos hamsters Sírios, não deves esperar mais do que 6 meses para a primeira ninhada. As fêmeas Roborowski costumam demorar mais em se reproduzir, as vezes até os 18 meses ou até a sua primeira primavera. Antes dessa idade são demasiado jovens e ainda estão na etapa de crescimento, por tanto é mais provável que se comam as suas crias. O canibalismo com as crias de hamster acontece por diferentes motivos; pode ser por stress, nos casos em que a mãe considera que há perigo ou está demasiado nervosa para cuidar das suas crias. Também acontece quando faltam proteínas na dieta da mãe ou ela é demasiado jovem para levar a amamentação e criação com êxito. A mãe come as crias para se nutrir e estar melhor preparada para a seguinte ninhada, o que parece cruel, mas resulta efetivo na natureza.
Uma vez que tiveres um casal que terá crias de hamster, a fêmea irá para a jaula do macho ou, melhor ainda, procura um território neutro para realizar o encontro. Isto é feito porque as fêmeas são mais agressivas e poderiam ferir o macho. Podes utilizar outra jaula ou terrário ou qualquer recipiente plástico com ventilação. As fêmeas têm cios de 4 dias, e são receptivas no último dia.
ALIMENTAÇÃO
A sua alimentação deve ser baseada em sementes pequenas para se adaptar ao seu pequeno corpo, não escolha qualquer tipo de ração comercial. Leia bem a embalagem pois o ideal é que contenha: milho vermelho, aveia descascada, milho branco, sementes de girassol, milho, alpista, linho, trigo integral, ervilhas, niger, canola, sorgo, ervilhaca, cevada, cártamo, pápulas e katjang.
Assim como outros hamsters, deve receber a sua dose de fruta e verdura, embora o Roborovski possa consumi-la praticamente todos os dias. Ofereça verduras como espinafre, acelga, rúcula, escarola, couve, cenoura ou alface. A fruta também é importante, por isso faça com que ele prove quivi, pera, maçã, banana ou toranja. Os pedaços devem ser sempre bem pequenos.
Este tipo de hamster é omnívoro, o que significa que não deve receber apenas alimento vegetal. A sua dieta deve ser complementada para que receba a proteína adequada. Ofereça queijo sem sal, gema de ovo, fiambre de peru ou até pasta de cria para aves insectívoras.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY