O acasalamento deve ser realizado preferencialmente em um ambiente neutro, se não for possível, coloque a fêmea na gaiola do macho. Nunca coloque o macho na gaiola da fêmea, pois ela irá defender seu território. Se a fêmea não aceitar o macho, ela deve ser removida da gaiola para evitar brigas.
Para saber se uma hamster fêmea está grávida, é necessário levar em conta aspectos como ganho de peso e apetite, além de mudanças comportamentais típicas da época da reprodução de seu hamster.
A duração exata da gravidez dependerá da raça do hamster e do organismo de cada fêmea. O período de gestação nos hamsters geralmente dura cerca de 15 dias, algo que varia ligeiramente em cada animal. Por exemplo, um hamster chinês tem uma gestação mínima de 23 a 25 dias, enquanto as fêmeas de hamsters dourados podem dar à luz após 16 dias.
Da mesma forma, o número de descendentes que nascerão após cada gravidez também dependerá fundamentalmente da raça do seu hamster. As fêmeas de hamster dourado podem dar à luz a mais de 20 descendentes por gravidez, mas um hamster russo geralmente dá à luz apenas de quatro a oito filhotes por ninhada.