Os mini coelhos atingem a maturidade sexual por volta dos 4 meses e geralmente a ovulação é induzida, recomenda-se o acasalamento por volta dos 6, 7 ou 8 meses e os machos a partir dos 5 meses, para evitar a mortabilidade dos filhotes e da mãe que pode morrer no parto.
Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera, e não há uma idade certa para pararem de se reproduzir. Enquanto a fêmea entrar no cio, a reprodução é viável, pois os coelhos são muito prolíferos.
Os coelhos no primeiro cio sofrem mudanças de comportamento. Tornam-se mais agressivos na altura do cio, principalmente as fêmeas, nos machos além de mais ariscos (mas menos do que as fêmeas), começam marcar com urina, e às vezes com as fezes o local em que habitam, nas fêmeas a marcação com urina é mais rara, elas costumam esfregar o queixos nas pessoas e em móveis para deixar o seu “cheiro”. Isso tudo é devido alteração hormonal que sua coelhinha passou após o primeiro cio.
O cio das coelhas duram apenas 3 dias, não mais que isso, mas coelhas se reproduzem com tanta frequência, elas possuem o que chamamos de cio induzido, se existe a presença do macho ela vai ovular e pode ficar prenha exatamente nesse momento. Por isso não precisa necessariamente estar nesses 2, 3 dias férteis do mês, qualquer momento com a presença do macho ela pode procriar.
A coelha vai estar receptiva a acasalar entre 7 a 14 dias, estando menos receptivas durante os dois dias seguintes. Não existem sinais de que uma fêmea está receptiva a acasalar, a não ser alguns casos em que a vulva está vermelha-arroxeada e inchada, ou quando a coelha levanta o quadril ao ser acariciada. Durante 90% do tempo a fêmea está disposta a aceitar um macho e procriar, e mesmo nos 10% restantes existe a possibilidade de ela emprenhar, embora se denote maior agressividade em relação ao macho e menor taxa de sucesso (cerca de 10% das ocasiões).