builderall

Coelho Hotot

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

Todos os coelhinhos da raça Hotot apresentam um mesmo padrão de cor, sua característica principal é uma pelagem branca no corpo e um contorno preto nos olhos, parecendo um delineador, existem também os que apresentam o contorno dos olhos com outras cores. Hotot é o nome dado a este tipo de coloração que também pode ser encontrada em coelhos de outras raças como nos Lionheads por exemplo.
Os Hotots são também conhecidos como os "Olhos da Fantasia" devido a característica mais marcante da raça, o contorno preto em seus olhos dá-lhes uma aparência distinta e original.
Como em qualquer outra raça de coelhos, cada Hotot tem sua personalidade individual, em geral são dóceis e brincalhões. Seu tamanho é pequeno, pesam em média 1Kg a 1,6 kg quando adultos, nossos exemplares são muito pequenos pesando em média 1,200 Kg.


 

REPRODUÇÃO


Os mini coelhos atingem a maturidade sexual por volta dos 4 meses e geralmente a ovulação é induzida, recomenda-se o acasalamento por volta dos 6, 7 ou 8 meses e os machos a partir dos 5 meses, para evitar a mortabilidade dos filhotes e da mãe que pode morrer no parto.  
  Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera, e não há uma idade certa para pararem de se reproduzir. Enquanto a fêmea entrar no cio, a reprodução é viável, pois os coelhos são muito prolíferos.
  Os coelhos no primeiro cio sofrem mudanças de comportamento. Tornam-se mais agressivos na altura do cio, principalmente as fêmeas, nos machos além de mais ariscos (mas menos do que as fêmeas), começam marcar com urina, e às vezes com as fezes o local em que habitam, nas fêmeas a marcação com urina é mais rara, elas costumam esfregar o queixos nas pessoas e em móveis para deixar o seu “cheiro”. Isso tudo é devido alteração hormonal que sua coelhinha passou após o primeiro cio.  
O cio das coelhas duram apenas 3 dias, não mais que isso, mas coelhas se reproduzem com tanta frequência, elas possuem o que chamamos de cio induzido, se existe a presença do macho ela vai ovular e pode ficar prenha exatamente nesse momento. Por isso não precisa necessariamente estar nesses 2, 3 dias férteis do mês, qualquer momento com a presença do macho ela pode procriar.
  A coelha vai estar receptiva a acasalar entre 7 a 14 dias, estando menos receptivas durante os dois dias seguintes. Não existem sinais de que uma fêmea está receptiva a acasalar, a não ser alguns casos em que a vulva está vermelha-arroxeada e inchada, ou quando a coelha levanta o quadril ao ser acariciada. Durante 90% do tempo a fêmea está disposta a aceitar um macho e procriar, e mesmo nos 10% restantes existe a possibilidade de ela emprenhar, embora se denote maior agressividade em relação ao macho e menor taxa de sucesso (cerca de 10% das ocasiões).
     
 

ALIMENTAÇÃO

O alimento ideal para um mini-coelho é ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável (recomendamos presence purina – COC). Um mini-coelho adulto come 100 a 150 gr de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, almeirão, maçã, brócolis, a partir dos 12 meses de idade.
Folhas de cor escura em geral são bem vindas, e evite as de cor clara: não ofereça alface para o coelhinho.
Seja moderado com frutas doces, principalmente as guloseimas para roedores encontradas em pet shops. Como têm alto teor de açúcar, podem ocasionar cáries e obesidade. Use as guloseimas na educação, como prêmio por bom comportamento. Lave bem e seque as verduras e frutas antes de oferecer ao mini-coelho, e não o deixe em jejum. Por outro lado, não ofereça comida em excesso.
 

 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY