Mutum de Bico Amarelo
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Também conhecido como Mutum-de-crista-amarela, o nome científico do Mutum-de-bico-amarelo é Crax Daubentoni. Ele é uma ave da classe dos Galliformes. E pertence à família Cracidae.
É uma subespécie que vive na Amazônia. Pode ser encontrado na região Amazônica da Venezuela e da Colômbia.
O habitat ideal desta ave são as florestas existentes próximas aos rios. Por este motivo ele encontra-se em partes da floresta amazônica.
O primeiro registro de avistamento da subespécie Mutum-de-bico-amarelo ocorreu em 1870, pelo cientista Pelzeln, que foi o primeiro a descrever esta ave.
O Mutum-de-bico-amarelo é todo negro, e apresenta pequenas variações de cores apenas no abdômen e no topete. Nestas regiões ele pode apresentar manchas brancas e a fêmea pode apresentar abdômen canela.
A plumagem quanto da fêmea quanto do macho costuma ser toda preta com linhas brancas. Estas linhas estão em regiões específicas.
REPRODUÇÃO
A reprodução desta ave costuma acontecer de setembro a janeiro. É uma espécie monogâmica, ou seja, depois de formado o casal eles não se separam mais.
A fêmea do Mutum-de-bico-amarelo põe cerca de 2 à 5 ovos. Mas é mais comum colocar apenas 2 ovos. A incubação dura aproximadamente 30 dias, variando até 33 dias.
Após o nascimento, os filhotes ficam dormindo sob as asas da mãe, vivendo de reservas de gorduras. Os filhotes atingem o tamanho dos pais em menos de seis meses, mas pesam menos.
Ficam na responsabilidade dos cuidados da mãe até atingirem os 4 meses de vida. São considerados maduros à partir dos 2 anos de vida.
ALIMENTAÇÃO
Quando criados em cativeiro, podem ser alimentados com ração, carne moída, milho inteiro, vegetais e folhas picadas. Você também pode oferecer frutas e cenouras raladas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY