O Faisão gosta de se empoleirar à noite em árvores, é um bom corredor, mas voa desajeitadamente. Quando ameaçado, costuma ficar imóvel, como se tivesse perdido seu instinto de auto-sobrevivência.
O macho, que normalmente é tranquilo, costuma ficar agressivo no fim do mês de março, pois esta é a época de acasalamento, onde ele cruza com várias fêmeas, mas não permanece com nenhuma. A fêmea, menos imponente em sua aparência física, é quem faz o ninho, no chão e com capim.
O Faisão não é um animal de estimação para ser afagado. Apesar de conviver com o homem há cerca de mil anos, ele preserva o instinto selvagem. Quando se diz que um Faisão é manso, significa que ele não foge à aproximação humana.
O Faisão tem um sistema nervoso muito aguçado e fica estressado de forma fácil se não tiver o espaço respeitado. É sensível a alguns fatores, como: excesso de luz ou calor no viveiro, falta de alimentos, mudança drástica de ambiente ou ruídos altos e inesperados. Por isso, não é muito indicado para principiantes.